Dicionário de Tecidos

Conhecer a origem e as principais características dos tecidos é fundamental para fazer a escolha certa. Por isso, criamos um Dicionário de Tecidos repleto de informações que vão te auxiliar na hora da compra. Antes de começar, é preciso esclarecer alguns conceitos básicos que vão facilitar o entendimento do que vem adiante. Vamos lá?!

Tecidos em fibras naturais:

São tecidos feitos a partir de matérias-primas presentes na natureza. Possuem um valor agregado bem superior aos sintéticos, mas demandam também muito mais cuidado. Estes tecidos não absorvem o calor, são bem fresquinhos, mas não podem, em hipótese alguma, ser mergulhados em água. A lavagem precisa ser à seco.

Lavar um tecido com fibra natural é condená-lo à morte. Alguns ficam com algumas pontas mais curtas e outras mais longas, outros encolhem de 1 a 2 números e outros ficam completamente deformados. Então, não esqueça: mantenha suas peças confeccionadas com fibras naturais bem longe da máquina de lavar!

Tecidos em fibras sintéticas:

São aqueles tecidos cujas fibras são produzidas a partir de produtos químicos como o poliéster. São mais duráveis e fáceis de cuidar, podendo ser lavados sem problemas, porém são menos sofisticados do que as fibras naturais.

Alfaiataria

Ver na loja

Os tecidos de alfaiataria nunca saem de moda, pois são elegantes e vestem bem todos os estilos. São mais estruturados, perfeitos para confecção de peças clássicas como ternos e blazers, tanto masculinos quanto femininos. Os tecidos sintéticos amassam menos e possuem excelente custo benefício.

Sugestões de modelos com tecidos de alfaiataria:

Algodão

Ver na loja

O tecido 100% algodão é um tecido levíssimo, com o charme e frescor do algodão. Ideal para peças de verão, é perfeito para confecção de camisas, blusas, vestidos e saias. Por ser de fibra natural e muito confortável, também é bastante utilizado na confecção de roupas para bebês.

Sugestões de modelos com tecidos de algodão:

O cetim é um tecido clássico do mundo da moda, conhecido principalmente pelo toque sedoso e brilho acetinado. Ele tem a textura lisa, e tem direito e avesso, onde o avesso é sempre o lado opaco e o direito o lado acetinado. Por ser um tecido com um brilho bem acetinado, ele remete muito aos vestidos de festa. No entanto, qualquer tipo de cetim, pode ser usado em várias peças da moda casual também.

Sugestões de modelos com tecido cetim:

O chiffon é um tecido muito fino, leve e de tato macio. Possui uma superfície ligeiramente irregular e se adapta muito bem a plissados e drapeados. Não chega dar volume às peças, mas proporciona bom caimento. É utilizado, especialmente, em saias bem amplas, esvoaçantes e godês.

Sugestões de modelos com tecido chiffon:

O crepe é um tecido obtido a partir do ligamento crepe, que utiliza no urdume fios com pouca torção, e na trama fios sobre torcidos dispostos alternadamente em 2s e 2z. O nome "crepe" vem do francês "crespo", que é por causa do seu toque granuladinho. No geral, ele tem um toque mais seco e até um pouquinho áspero, justamente por causa da superfície granulada. No entanto, hoje temos muitas outras variações do crepe, desde os mais "crespinhos" até os mais sedosos.

Sugestões de modelos com tecido crepe:

Os tecidos de forro são utilizados por baixo do tecido principal. O forro influencia diretamente no acabamento, caimento e estrutura das roupas. Uma boa modelagem com o tecido certo para a base e para o forro, e bem acabado deixa uma peça única, sofisticada e elegante. É por isso que não podemos dizer que ele é algo "a parte", mas sim que ele é parte da peça.

Sugestões de modelos com tecido para forro:

O gazar é um tecido leve, transparente e muito fluido. Ele se movimenta na mesma medida do vento. A sua textura é lisa, leve, uniforme. É um tecido clássico dos vestidos de festa e vestidos de noiva. Ele compõe peças leves, românticas, com fluidez.

Sugestões de modelos com tecido gazar:

JACQUARD

Ver na loja

O tecido jacquard é muito versátil e que nunca sai de moda, garantindo um toque de requinte e sofisticação às peças. Já o jacquard tradicional, em tecido plano, é um tecido muito nobre, fino e elegante! Usado pelas principais marcas de luxo no mundo todo, rouba a atenção sempre que aparece na passarela, porque além de tudo, é um tecido imponente

Sugestões de modelos com tecido jacquard:

LÃ BATIDA

Ver na loja

O tecido Lã Batida é um daqueles clássicos da antiguidade que permanece muito atual. O seu nome é devido ao processo de feitura do tecido. Uma ripa de madeira longa prensa a trama dos fios, de forma que ela fique bem apertada. É um tecido clássico e atemporal, que nunca sai de moda e deixa qualquer look mais elegante!

Sugestões de modelos com tecido lã batida:

Os tecidos lurex são bem brilhantes, com bastante textura e o caimento varia muito da base do tecido. Para falar do tecido lurex, precisamos entender que o que é chamado de lurex, na verdade é o fio. É o "fio de lurex". É por isso que existem tantos tecidos que levam o nome lurex, por exemplo: tricô lurex, malha lurex, crepe lurex e assim por diante.

Sugestões de modelos com tecido lurex:

Os tecidos de malha são bem maleáveis, com excelente elasticidade e flexibilidade que se adaptam aos movimentos do corpo. Sua porosidade proporciona uma sensação térmica agradável e confortável. Por ser bem versátil, é um material que pode ser utilizado para confecção de várias peças, especialmente na moda casual.

Sugestões de modelos com tecido de malha:

MUSSELINE

Ver na loja

Antigamente, a musseline era chamada de "tecido de seda e ouro". Existem vários tipos de musseline e a característica principal de todas é a textura pigmentada e o caimento fluido. É um tecido mais nobre de textura suave e leve, que a torna muito confortável no corpo. Ela é macia e não enruga, deixando a roupa sempre bem aparente. É ideal para a confecção de trajes que requeiram maior fluidez, pois dá um caimento esvoaçante e charmoso.

Sugestões de modelos com tecido musseline:

A Organza é um tecido transparente, fino e de trama simples. Ao mesmo tempo em que é leve, também é firme, encorpado e bastante armado. Por isso é muito utilizado na confecção de peças que necessitam de volume. Possui um brilho ligeiramente acetinado e é conhecido por sua variedade de cores. A organza está entre os tecidos mais usados na confecção de saias de vestidos para debutantes, daminhas e festas infantis.

Sugestões de modelos com Organza:

Brilhoso, chique e marcante. Estas são algumas das qualidades do Paetê, um tecido coberto com lantejoulas. A definição do tecido vem da tradução do termo francês "pailleté". A lantejoula é um ornamento que pode ser fabricado de várias cores e formas geométricas, mas normalmente é caracterizada por ser brilhosa e conter um furo no meio para possibilitar a costura nos tecidos. Somente quando as lantejoulas são costuradas no tecido é que passamos a chamá-lo de paetê.

Sugestões de modelos com tecidos de paetê:

O tecido de renda é todo aquele que forma um desenho com entrelaçamento de fios. Existem vários tipos de rendas. Elas variam de acordo com a forma que são feitas, com o fundo que mantém o desenho unido e com o acabamento delas no tecido. As rendas mais usadas na moda noiva e moda festa são: renda chantilly, renda cordonê, renda guipir e renda tule bordado.

Sugestões de modelos com tecidos de renda:

É a fibra natural obtida a partir do bicho-da-seda. Este inseto produz um filamento contínuo de proteína que dá origem a um tecido resistente e muito macio. É uma das matérias-primas mais caras do mundo. Possui um excelente caimento e costuma ser utilizado em peças mais soltinhas e que não ficam muito justas ao corpo.

Sugestões de modelos com tecidos de seda:

O tafetá é um dos tecidos mais antigos do mundo e surgiu na Pérsia, há pelo menos, mais de mil anos e como grande parte dos tecidos daquela época, ele era feito a partir da seda. É um tecido mais sequinho, que arma um pouco, mas ainda assim possui um bom caimento. Pode ser mais leve ou mais volumoso, dependendo da composição.

Sugestões de modelos com tecido tafetá:

TRICOLINE

Ver na loja

O tecido tricoline é conhecido por ser o tecido base da camisaria do mundo todo, atendendo a um mercado cada vez mais exigente e sofisticado no que diz respeito a tecidos leves. Possui um caimento mais estruturado e levemente encorpado. A matéria prima da tricoline é o algodão. Ela pode ser pura ou ter algum outro componente, como o elastano.

Sugestões de modelos com tecido tricoline:

TULES E TELAS BORDADAS

Ver na loja

Os tecidos de tules e telas bordados são compostos por desenhos bordados com fios normalmente de poliéster ou poliamida, sobre uma base de tela ou de tule. O caimento depende da composição do tecido base. Se for base de poliamida, o caimento será mais macio e cederá melhor no corpo. Já as de poliéster são mais sequinhos e igualmente confortáveis.

Sugestões de modelos com tecido de tule e tela bordada:

O veludo é um dos tecidos mais antigos do mundo. Surgiu na Índia e em meados do século XV passou a ser fabricado na Itália para uso exclusivo das classes mais nobres. Por isso até hoje é um tecido considerado sinônimo de riqueza e sofisticação. É um tecido democrático que pode ser facilmente utilizado tanto na confecção de vestidos de festa luxuosos quanto em roupas casuais do dia-a-dia.

Sugestões de modelos com Tecido Veludo:

O tecido viscose é ideal para peças confortáveis e fresquinhas. Por isso, é considerado um dos principais tecidos de verão. Possui um caimento mais leve, soltinho, além de toque suave e às vezes até geladinho. É um tecido gostoso de se vestir, uma vez que proporciona todo o conforto e frescor que as roupas de moda casual necessitam.

Sugestões de modelos com Viscose:

SHANTUNG

Ver na loja

O Shantung é um tecido leve e maleável, de aspecto macio, mesmo sendo mais encorpado. Apresenta pequenas saliências ou "arranhões" e possui um dos lados brilhante e outro opaco. É ligeiramente armado e muito confortável. Ideal para confecção de peças estruturadas.

Sugestões de modelos com Shantung:

ZIBELINE

Ver na loja

O nome Zibeline tem origem francesa, apesar de não se ter notícia de sua real origem. O Zibeline de um modo geral é um tecido mais pesado e armado, que possui aspecto nobre. Com um brilho acetinado, bem encorpado, perfeito para os modelos evasês, saias no godê, rodadas e com volumes. Além de servir também para vestidos mais ajustados ao corpo. O zibeline de poliéster tem vários benefícios. O principal deles é a durabilidade. Esse tecido é muito resistente à lavagem, uma vez que não marca e não "quebra" como o zibeline de seda pura.

Sugestões de modelos com Zibeline: